Prospectos

Entendendo as necessidades dos clientes

Pepe Villacís - 7 de abril, 2021

Clientes Vendas

Qualquer empresa pode ter clientes recorrentes e recomendados, desde que tenha o foco de que o cliente esta em primeiro lugar.

Pensando desta maneira, é mais fácil lembrar que todos os negócios no mundo estão alinhados em torno do atendimento ao cliente.

As empresas bem-sucedidas funcionam porque podem vender aos seus clientes várias vezes (ou seja, têm clientes repetitivos) e clientes recomendados. Você pode sobreviver sem clientes recorrentes, porém, seu negócio não prosperará e você cairá na armadilha de gerar clientes que estão buscando preço, ao invés do valor que eles recebem ao trabalhar com a sua empresa.

"Para manter seus clientes felizes, encontre e forneça o que provoca esse sentimento"

É assim que você fará com que eles retornem para comprar contigo. Qualquer empresa pode ter clientes recorrentes e recomendados, desde que tenha o foco de que o cliente esta em primeiro lugar.

Parece simples, mas, para isso você deve treinar toda sua equipe para que tenham essa filosofia, ou seja, o atendimento ao cliente não é um departamento do negócio, é uma forma de pensar, servir e agir dentro de todas áreas.

 

9 necessidades básicas de um cliente.

Vendas Clientes 1.jfif

De acordo com um estudo da escola de desenvolvimento da escala humana, existem 9 necessidades básicas do cliente que devemos atender. Se colocarmos em prática a compreensão dessas necessidades, isso poderia ajudar sua empresa a entender porque compram.

 

  1. Subsistir.

Significa a atração física e mental para estar sadio. As pessoas precisam de alimentos, um teto sobre suas cabeças e um emprego para viver. Sua empresa pode atender a essas necessidades do cliente?

 

  1. Proteção.

Quando falamos em proteção, falamos em sentir-se cuidado, ser capaz de se adaptar e ser autônomo. A segurança e os sistemas desempenham aqui um papel muito importante. As garantias ajudam as pessoas a se sentirem protegidas quando compram um produto.

 

  1. Apreciação.

O tipo de apreciação que o cliente tem pelo produto é muito importante. Pode ser que inspire respeito, senso de humor ou generosidade, etc.

 

  1. Compreensão.

Entender significa usar sua capacidade, curiosidade e intuição para investigar ou analisar as necessidades do cliente. É mais provável que as pessoas que são mais adeptas a leitura, especialistas em educação sejam mais propensos a entender as coisas.

 

  1. Envolvimento.

Para ter uma vida feliz e ativa, as pessoas devem ter direitos e obrigações. Dedicação e senso de humor são duas qualidades que acompanham o envolvimento.

 

  1. Lazer.

O tempo livre inspira criatividade e imaginação, tranqüilidade e espontaneidade nas pessoas. Geralmente, as pessoas utilizam-se de jogos, saem para festas ou simplesmente descansam.

 

  1. Criatividade.

As pessoas precisam fazer uso de suas habilidades e destrezas para se sentirem criativas. Imaginação, astúcia, engenhosidade e curiosidade são características disso.

 

  1. Identidade.

Normalmente as pessoas usam o que compram para criar ou construir sua identidade além do idioma, a religião e os valores, que são outros aspectos. O sentido de pertencer, auto-estima e auto consciência são desenvolvidos com a identidade própria do cliente.

 

  1. Liberdade.

Autonomia e mente aberta são dois conceitos muito importantes que tornam a liberdade tão importante nas pessoas. Em geral, as pessoas gostam de se sentir iguais aos demais e livres para tomar suas próprias decisões.

 

Revise a lista e comece a compreender cada termo para que utilize no seu negócio. 

Que ações você tomará em seus negócios e na sua vida neste sentido?